quarta-feira, 30 de setembro de 2020

Dj Mané comemora 40 anos de carreira e dá dez dicas preciosas para quem quer seguir a carreira de Dj:



Dez dicas para quem quer se arriscar nesse meio:
1- Mais importante de tudo é que o Dj não é responsável sozinho pelo sucesso/fracasso de um evento/balada. Existem muitos outros componentes que contribui, ou seja, corrobora para que os resultados sejam positivos ou negativos. (Isso pode ser um assunto para outra enquete).
2- O Dj em questão deve adiquirir uma certa experiência, pois não basta montar uma play list para agradar apenas amigos tendenciosos; segurar uma balada as vezes desagradando uns em detrimento a outros é necessário muita experiência. Em geral nenhum contratante arrisca seu investimento nas mãos de aventureiros. Procure adquirir experiências na sua área de atuação, isso mudará completamente seu anglo de visão da pista de dança, você precisará de repertórios mais ecléticos que é uma síndrome do movimento da dança de salão hoje em geral.

3- O Dj deve ter uma técnica infalível e um equipamento moderno necessário para apresentar sua performance, coisa que custa muito caro e 99% da maioria de vocês nem faz ideia do valor dos computadores, toca-discos, softwares legalizados, CDj’s profissionais, Controladoras, fones de ouvidos especiais para Dj’s. Contribua pagando o ingresso!

4- Sabendo disso, o Dj precisa se valorizar e cobrar um cachê compatível com esse investimento, que vai muito além de equipamentos. Planejar constante melhoria em sua carreira passando por cursos, palestras, workshops, viagens internacionais, intercâmbios com outras culturas, e também levar em consideração que fica horas afim longe de seus familiares e amigos. Importante também parar de ficar mendigando para tocar em quase todos os eventos só para ter sua fotinha aparecendo nos Fly’ers de promotores aproveitadores que nem se quer valorizam ideais que num sentido amplo poderia beneficiar em muito, principalmente no movimento da dança de salão onde você teoricamente ganha seu pão.


5- Contemplando isso, o Dj deve respeitar seu público e seus mentores (no caso de atuar em um movimento onde outros desbravadores anteriores criaram mercados que inclusive possibilitaram a sua inserção nele) caso contrário fique à vontade para falar de si e inovar!


6- O Dj deve sempre melhorar a comunicação direta com seu público objetivado, facilitando não só o acesso deles pelas redes sociais, mas oferecendo uma comunicação direta ouvindo-os durante a balada/eventos afim de melhor atender seus anseios.
7- A imposição de seu repertório deve ser moderada ou inexistente, pois cada Dj tem sua personalidade e respeitá-la parece razoável e faz bem para ego, mas deve entender que seu papel não é de imposição e sim, fora contratado para mudar a energia das pessoas positivamente, e não retraí-las. Na verdade as pessoas em geral vão a uma balada para dançar e pouco importa a elas o gosto pessoal do Dj.








8- Procure estar envolvido com os principais fatos ligados ao movimento que atua, mantendo uma relação aberta e transparente com seu público principalmente nas questões de valores. Mantenha uma postura defensora de sua classe ajudando na constante melhoria das condições de trabalho. Isso irá contribuir principalmente para que tenha seguidores convictos, e não só interesseiros de um modo geral.
9- Deixe de lado tudo que for negativo, fofocas, fake news, polêmicas desnecessárias que não contribui em nada para o crescimento da dança. Abra mão de todas as músicas pois elas não lhe pertence e pare de fazer pirataria, caso você não saiba, pois aqui pirataria é crime federal e mesmo se não fosse seria imoral. Seja honesto com quem te dar oportunidade de ganhar seu pão. Divulgue artistas que fomentam seus meios. Registre seus trabalhos e adquira licenças autorais, pois nada disso tem valor se não pensarmos assim. (Ou trabalhe para mudar a Lei)
10- Analisando atentamente esses requisitos mínimos, agora virá a parte mais difícil: Reavalie sua presença no cenário e tente enxergar se você está realmente agregando valores a dança, ou se seu trabalho é medíocre e que você está agora nesse momento se esforçando para não desaparecer. Entenda que existe outras áreas carentes para se atuar e que realmente existe profissionais capacitados de verdade para essa missão.

Agradeço a todos os meus mentores principalmente ao saudoso Julio Barroso (https://pt.wikipedia.org/wiki/J%C3%BAlio_Barroso) que me deu verdadeiros ensinamentos tocando ao seu lado no início da minha carreira e aos Dj’s que dividiram o palco comigo durante esses mais de 40 anos de carreira interruptas.

Um comentário:

  1. Muito bom DJ Mané vc sempre foi uma referência pra mim e tenho muita admiração pela sua trajetória de sucesso... Parabéns pelas dicas!!!! Abração

    ResponderExcluir

Dj Mané na Reggae Night dia 10 de Dezembro de 2023!

  O Dj Mané que comandou as Pistas da Reggae Night nos anos 90 estará de volta nesse dia 10 de Dezembro para tocar as músicas que marcaram é...